PROJETO DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL – DA ESCOLA URBANA À INDÍGENA
Resumo
O presente artigo refere-se aos relatos de experiências realizadas por nós, Assistentes docentes, do Projeto Assistência à Docência/AD, vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação - Lepete. Trata-se da realização de atividades em duas escolas do sistema municipal de educação da cidade de Manaus, sendo uma no meio urbano e outra no rural, que consistiu no desenvolvimento das atividades deixadas pelos professores quando de suas participações nas aulas do Curso de Pós-Graduação de Gestão de Projetos e Formação Docente, oferecido pelo projeto de Oficina de Formação em Serviço - OFS da Universidade do Estado do Amazonas - UEA em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino - Semed, no período entre julho e outubro de 2021. Participaram das atividades crianças de turmas do ensino fundamental I, com idades entre 07 e 12 anos. O foco deste relato, além das atividades nas escolas, é narrar nossas trajetórias de vida pessoal e acadêmica até a entrada no Projeto AD, bem como nossas vivências teórico-práticas inter-transdisciplinares e o nosso processo de profissionalização docente, além da troca de saberes com os colegas assistentes. Este relato apoia-se em autores pertinentes à temática da formação de professores, alfabetização e letramento e Grafismo, tais como Freire, Soares e Vidal.