VIVÊNCIAS EDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL AMBIENTALISTA CHICO MENDES: INTERDISCIPLINARIDADE E EXPERIÊNCIAS RESSIGNIFICATIVAS EM UM CONTEXTO RURAL RODOVIÁRIO
Resumo
O presente relato tem como finalidade apresentar em forma de narrativa as experiências vivenciadas em sala de aula de duas discentes de licenciaturas em Pedagogia e Letras, ambas pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. As práticas foram realizadas nas turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, que se localiza em área rural de Manaus por meio do Projeto Oficinas de Formação em Serviço (OFS) e Assistência à Docência realizado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação – Lepete. Trata-se, portanto, de uma reflexão acerca de nossas experiências atuando em sala de aula, sustentada teoricamente por uma perspectiva interdisciplinar do e no processo de ensino de aprendizagem. A interdisciplinaridade está relacionada a processos de integração entre diferentes saberes e é crucial para a eficácia do trabalho em sala de aula. Por isso, este trabalho busca apresentar, baseando-se nos pressupostos teóricos de Piaget (1973), sobre a interdisciplinaridade, relatos de experiência que enfatizam a importância e eficiência do trabalho interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem.