NARRATIVAS ETNOPOÉTICAS NO PARFOR/AMAZONAS: PERCURSOS DOCENTES NOS MUNICÍPIOS DE NOVA OLINDA DO NORTE E MAUÉS

  • Ana Michelle de Carvalho Martins
  • Lucilene Pacheco Santos
  • Jediã Ferreira Lima
  • Ana Claudia Sá de Lima

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar nossas experiências profissionais como professoras
formadoras nos municípios de Nova Olinda do Norte e Maués, pelo Parfor, no período de
2020 a 2022. As nossas histórias se encontraram para construção deste escrito no momento
em que partilhamos a organização dos encontros formativos, os materiais utilizados e as
atividades desenvolvidas com os professores em formação. Foram experiências docentes em
duas realidades distintas, no contexto amazônico do Rio Madeira (Nova Olinda) e Rio Maués
Açu (Maués), como diz a toada “rio é caminho estrada da vida do povo da amazônida”, e o
porquê de apresentarmos as nossas narrativas a partir das Disciplinas: Matemática na
Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado I e
Estágio Supervisionado II. Disciplinas realizadas em um período que foi marcadamente
histórico e trágico para humanidade, em especial, para nós amazônidas, com a pandemia da
Covid-19. Mas a formação docente Parfor/UEA acalentou sonhos e a esperança para
alcançar a graduação em Pedagogia.


Palavras-chave: Narrativas; Etnopoesia; Percursos docentes.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
MARTINS, Ana Michelle de Carvalho et al. NARRATIVAS ETNOPOÉTICAS NO PARFOR/AMAZONAS: PERCURSOS DOCENTES NOS MUNICÍPIOS DE NOVA OLINDA DO NORTE E MAUÉS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 43-63, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3329>. Acesso em: 23 jun. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3329.