ASSISTENTE À DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS / AM
Resumo
Enquanto relato de experiência, esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre o processo de atuação de prática docente, resultante da experiência ocorrida com turmas de sexto e sétimo ano do ensino fundamental - Anos finais, na Escola Municipal Aristophanes Bezerra de Castro, onde dois assistentes à docência, graduandos de Geografia e Ciências Biológicas, desenvolveram interdisciplinarmente desdobramentos na ação partindo de uma atividade confeccionada pela professora regente da disciplina na escola, sendo o material um jogo composto pelos mapas: múndi, sul-americano e brasileiro, desenhado em cartolina, e recortados para a montagem. A partir dos resultados obtidos, observamos que a experiência nos permitiu desenvolver a prática docente e planejar orientações compreensíveis e significativas aos alunos. Para o professor em formação, é intencional perceber mais nitidamente a realidade da sala de aula, e com isso, exercitar o constructo teórico-prático.