PARFOR EM EIRUNEPÉ/AM: FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DAS ÁGUAS DO SINUOSO RIO JURUÁ
Resumo
A experiência profissional no Programa Nacional de Professores da Educação Básica
(Parfor) está além da organização de aulas e trabalhos acadêmicos, pois permite vencer os
desafios geográficos na construção de encontros formativos que precisam considerar as
histórias de vidas, os cotidianos e os sonhos de docentes na formação inicial. Nesta
perspectiva, os processos de formação acadêmica precisam considerar a
transdisciplinaridade, a espacialidade e os valores históricos e culturais dos sujeitos. Com o
objetivo de rememorar as vivências formativas no município de Eirunepé, no período de
2019 a 2022. O texto dá a conhecer sobre o município, os sujeitos envolvidos no processo e
as vivências de professoras formadoras na organização dos encontros e destaca o processovivido com três componentes curriculares na pandemia da COVID-19, mostrando desde o
seu alicerce legal até a organização das instituições e dos sujeitos envolvidos, num
enfrentamento necessário para um momento tão difícil que impactou os modos de viver e
conviver no mundo. O texto apresenta o processo de organização de sete componentes
curriculares e revisita os contextos em que aconteceram, abordando os princípios teóricos,
as atividades desenvolvidas, assim como, compartilha os momentos que foram organizados
para que os/as professores/as em formação pudessem partilhar as suas vivências e
conhecimentos em cada um dos períodos. Assim sendo, esse programa de formação está
oportunizando o desenvolvimento de processos formativos calcados em uma práxis
educativa humanizadora, afetuosa e na perspectiva da transdisciplinaridade, da
interculturalidade e do multiculturalismo, articulando a formação acadêmica à consolidação
de uma escola que respeite a diversidade, a pluralidade e a inclusão social e cognitiva.
Palavras-chave: Formação de professores/as; Docências; Transdisciplinaridade;
Interculturalidade.