ENLACES DE VOZES REFLEXIVAS DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA: VIVÊNCIAS NO PARFOR EM NOVA OLINDA DO NORTE/AM

  • Ester Castro da Silva
  • Janilson Miranda
  • Ana Michelle de Carvalho Martins

Resumo

Este trabalho apresenta vivências na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de
Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido pelo Plano
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com o objetivo de
analisar a influência do estágio supervisionado na formação dos professores em pedagogia,
tratando as memórias das experiências vividas baseadas em narrativas dos professores em
formação, realizadas em duas escolas no município de Nova Olinda do Norte no Amazonas.
Para a efetivação do estágio no espaço escolar, utilizou-se a organização dos dados e
registros, fichas de estágio, o caderno de registros e memórias e a sistematização de
relatório. Nesse sentido, as narrativas a seguir evidenciam os estudos realizados na
disciplina de estágio diante das observações e reflexões da atuação docente, bem como na
ressignificação de práticas pedagógicas a partir do plano de atuação docente desenvolvidas
no chão da escola, fazendo o diálogo com alguns autores como Pimenta (2006), Lima (2006)
e Nóvoa (1995), os quais contribuíram significativamente para a concepção de estágio e
singularidades diante do percurso da formação docente inicial e continuada. Verificou-se
que o estágio supervisionado é um momento fundamental para a formação acadêmica e um
cenário ideal para reflexões e descobertas, destacando as práticas da atuação acadêmica no
estágio e as contribuições para o exercício da profissionalização docente.



Palavras-chave: Formação inicial; Estágio Supervisionado; Atuação Docente.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
DA SILVA, Ester Castro; MIRANDA, Janilson; MARTINS, Ana Michelle de Carvalho. ENLACES DE VOZES REFLEXIVAS DO ESTÁGIO EM PEDAGOGIA: VIVÊNCIAS NO PARFOR EM NOVA OLINDA DO NORTE/AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 131-144, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3338>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3338.