SANEAMENTO BÁSICO: DESAFIOS NA REGULAÇÃO

  • Ivanna Pequeno Santos URCA
  • Olavo Franco Cauby Bernardes

Resumo

O presente visa buscar os desafios e oportunidades na regulamentação do saneamento básico e serviços como fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, com chamado Novo Marco Legal do Saneamento, que altera as Leis n.11.445/2007 e 9.984/2000, e estabelece novas competências para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, entre outras inovações, que buscam sua universalização, serviços estes historicamente tratados com descaso no país. Nisso busca trazer, um panorama sobre saneamento básico, sua forma de regulamentação, o saneamento básico perante a Constituição Federal de 1988, e o papel da Análise Econômica do Direito – AED para esse importante direito básico, no que concerne impedir atos de concentração econômica e abuso do poder econômico. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. O artigo conclui que há as enormes oportunidades para o setor, mediante sua correta fiscalização.

##submission.authorBiography##

Olavo Franco Cauby Bernardes

Mestre/LLM em Direito Internacional (US and Transnational Law) pela Universidade de Miami.  Mestre em Ciencia Política pela Universidade Federal do Para - UFPA. Especialista em Direito Internacional. Professor Universitárioi

Publicado
2025-01-10
Como Citar
SANTOS, Ivanna Pequeno; CAUBY BERNARDES, Olavo Franco. SANEAMENTO BÁSICO: DESAFIOS NA REGULAÇÃO. Nova Hileia | Revista Eletrônica de Direito Ambiental da Amazônia. ISSN: 2525 – 4537, [S.l.], v. 17, n. 3, jan. 2025. ISSN 2525-4537. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/novahileia/article/view/3872>. Acesso em: 21 mar. 2025.