Formação acompanhada dentro de uma perspectiva inter e transdisciplinar

desenvolvendo projetos de aprendizagens em uma escola municipal de Manaus/AM

  • Alice Ramos de Oliveira UEA

Resumo

O Projeto Oficina de Formação em Serviço – OFS, em 2014, teve como meta desenvolver os projetos de aprendizagem Inter ou transdisciplinar e acompanhar a atuação dos docentes dentro da sala de aula. Pensando em romper com o ensino tradicional tão utilizado ainda no contexto escolar,
foram realizadas formações continuadas teórico-práticas, fazendo com que os professores de uma escola pública municipal de Manaus pudessem
refletir suas práticas a partir do pensamento complexo. Utilizou-se o implemento barangandão, que proporcionou inúmeras atividades e possibilidades de desenvolver as várias disciplinas da escola, procurando realizar um ensino e aprendizagem de modo interdimensional, que é aquela educação que contribui para o desenvolvimento total da pessoa, proporcionando um ensino integrado e articulado com um tema sob a ótica de diversas áreas do saber. Os docentes ficaram entusiasmados com a formação, salientaram que deviam proporcionar momentos como este, nos
quais os estudantes pudessem participar efetivamente na construção do seu próprio conhecimento. Os docentes deveriam ter atitudes reflexivas, de ir em busca de conhecimentos atualizados, o bom senso de se renovar e de se autoavaliar didaticamente para poder contemplar o estudante do presente.


 


In 2014, the In Service Training Workshop Project (OFS) aimed to develop Inter or transdisciplinary learning projects and to monitor the performance of teachers within the classroom. Thinking of breaking with the traditional teaching so used in the present day, there is a continuous theoretical-practical formation, making the teachers of a municipal public school in Manaus, could reflect their practices, in the school context from the complex thinking. It was used the barangandão implement, which provided innumerable activities and possibilities to develop the various disciplines of the school, seeking to carry out a teaching and learning in an interdimensional way, that is education that contributes to the total development of the person, providing an integrated teaching, articulating a theme from the point of view of several areas of knowledge. The teachers were enthusiastic about the training, they stressed that they should provide moments like this, where the students could participate effectively in the construction of their own knowledge. Teachers should have reflective attitudes, seek out up-to-date knowledge, a sense of self-renewal and self-assessment in order to be able to contemplate the student of the present.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
OLIVEIRA, Alice Ramos de. Formação acompanhada dentro de uma perspectiva inter e transdisciplinar. Revista Saberes & Pr?ticas, [S.l.], n. 1, p. 145-161, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1315>. Acesso em: 22 set. 2019.
Edição
Seção
Artigos