Os impactos do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos sobre a formação continuada de professores da rede municipal de Manaus/Amazonas

  • Jediã Ferreira Lima UEA
  • Adriana Teixeira Gomes UEA
  • Rosana Marques de Souza

Resumo

Este artigo apresenta e analisa a experiência de formação continuada de professores da educação de jovens e adultos (EJA), por meio do Programa
de Formação Tapiri da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas. Destaca o Projeto Gestão do Ensino Noturno: desafios e perspectivas de aprendizagens, que objetiva oferecer possibilidades formativas com a intenção de colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades dos professores, a fim contribuir para a qualidade do ensino noturno. Aborda um estudo realizado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério com o propósito de conhecer os desafios e as perspectivas da formação continuada de professores
da EJA. Os dados apresentados são referentes a uma análise e interpretação de resultados obtidos por meio de uma pesquisa qualitativa em andamento, que realizou-se com o intuito de investigar e averiguar o perfil dos alunos da EJA. O lócus da investigação são 55 escolas e os sujeitos selecionados são 1.689 alunos.


This article presents and analyzes the experience of continuous education of teachers of youth and adult education (EJA), through the ´Tapiri´ Training Program of the Municipal Department of Education of Manaus / Amazonas. It highlights the Project Management of Night Teaching: challenges and perspectives of learning, which aims to offer formative possibilities with the intention of collaborating for the development of skills and abilities of teachers, in order to contribute to the quality of night teaching. It approaches a study carried out by the Professional Development Division of the Teachers Regency in order to meet the challenges and perspectives of continuous education for EJA teachers. The data presented refer to an analysis and interpretation of results obtained through a qualitative research in progress, which was carried out with the purpose of investigating and checking the profile of EJA’s students. The locus of this research is 55 schools and the selected subjects are 1,689 students.

Publicado
2019-01-07
Como Citar
LIMA, Jediã Ferreira; GOMES, Adriana Teixeira; SOUZA, Rosana Marques de. Os impactos do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos sobre a formação continuada de professores da rede municipal de Manaus/Amazonas. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 1, p. 23-37, jan. 2019. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/1303>. Acesso em: 26 abr. 2024.