MODERNIZAÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS:

O FENÔMENO DE PRECARIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS NA ERA DIGITAL

Autores/as

  • Adrielly Lima Marinho Universidade Federal do Amazonas
  • Dorinethe dos Santos Bentes Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

modernização, trabalhador, digital, precarização, empregado

Resumen

Ante as intensas transformações proporcionadas pela modernização no meio social e econômico, a figura do trabalhador encontra-se em meio as instabilidades do mercado, sendo obrigado a se adequar aos meios digitais para assegurar sua sobrevivência. Esse meio digital, por sua vez, afasta o trabalhador da proteção trabalhista ao demonstrar uma aparente autonomia, movimentando um sistema que descontrói a proteção constitucionalmente assegurada ao trabalhador, resultando na precarização das condições de trabalho. Em razão desse dilema, a presente produção acadêmica objetiva analisar o fenômeno de precarização do direito trabalhista agravado pela flexibilização desordenada da atuação profissional em meio ao âmbito digital, a partir da análise documental oriunda de produções acadêmica, sob um viés social-jurídico, como meio metodológico de pesquisa. Com isso, pretende-se analisar a realidade e a insegurança sofrida pelos chamados cibertariados, profissionais voltados principalmente para a prestação de serviço através de plataformas ou aplicativos. Diante do estudo realizado, concebe-se que a necessidade de se adequar a atual concepção doutrinária e jurisprudência do termo empregado, mediante a aplicação da legislação regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas e pela aplicação subsidiários dos princípios que orientam o direito trabalhista, a fim de possibilitar que as novas ramificações das atividades nascidas na era digital possam ser concebidas como relações empregatícias.

Biografía del autor/a

Adrielly Lima Marinho, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do 6º período em Direito na Universidade Federal do Amazonas. Estagiária na 7º Vara do Tribunal Regional Federal da 1º Região – Seção Judiciária do Amazonas.

Dorinethe dos Santos Bentes, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Direito e Justiça na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em História - UFAM. Especialização em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Especialização em História Social da Amazônia - UFAM. Professora da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Amazonas, lotada na Faculdade de Direito - Departamento de Direito Público.

Publicado

2023-07-28