OS OBSTÁCULOS PARA ESTABELECER A DEMOCRACIA MODERNA NO SÉCULO XXI: CONCEITO, QUALIDADE E CRISE

Autores/as

  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Cláudio Sérgio Matias da Silva Faculdade Boas Novas
  • Guilherme Pereira Stribel UNESA

Palabras clave:

Democracia. Conceito, Crise. Qualidade.

Resumen

A democracia moderna é muito diferente daquela que existia há alguns séculos atrás. O principal motivo para isso é o fato de que a democracia hoje é muito mais inclusiva do que antes, abarcando mais grupos sociais e minorias. Ela também possui mais direitos assegurados para os cidadãos, como direitos civis, direitos políticos, direitos econômicos e direitos sociais. Além disso, houve um aumento no nível de participação política das pessoas, aumentando a responsabilidade dos governos para com seus eleitores e permitindo que mais vozes sejam ouvidas nas decisões políticas. O voto secreto, o sufrágio universal e o voto direto em plebiscitos também contribuíram para a modernização da democracia. Dentro desse contexto emerge o questionamento da presente pesquisa, que busca responder a seguinte problemática: Como se apresenta a democracia no século XXI no que concerne à sua crise, ao seu conceito e à sua qualidade? Sendo assim esse estudo assume o objetivo de elaborar uma revisão bibliográfica destacando os principais obstáculos para se estabelecer a democracia no Brasil no século XXI. Diante do exposto, este artigo, por meio do método histórico, objetiva problematizar a democracia no século XXI. Como resultado, conclui-se o uma das principais formas de enfrentar a crise democrática no Brasil é revitalizar o sistema representativo, aumentando o nível de participação e envolvimento dos cidadãos na vida política. O fortalecimento das instituições democráticas, como o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, também é essencial para a garantia de um sistema político democrático. Por fim, medidas de combate à corrupção são fundamentais para a construção de uma democracia forte e saudável.

Biografía del autor/a

Janderson Gustavo Soares de Almeida, UNESA

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

Clodoaldo Matias Silva, UNIASSELVI

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

Cláudio Sérgio Matias da Silva, Faculdade Boas Novas

Graduado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, especialista em Leitura e Produção Textual pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM e em Direito Penal e Ciência Jurídicas pela Faculdade Integrada Jacarepaguá - FIJ.

Guilherme Pereira Stribel, UNESA

Doutor em Educação – ProPEd/UERJ, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – PPGE/UNESA.

Publicado

2023-03-13

Número

Sección

Artigos