DA TERRA PLANA AO SOL QUADRADO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO DO FANATISMO E O NEGACIONISMO NA CONSTRUÇÃO DA POLARIZAÇÃO POLÍTICA NO BRASIL

Authors

  • Clodoaldo Matias Silva UNIASSELVI
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Luis Claudio Figueiredo da Silva FAMETRO
  • Guilherme Pereira Stribel UNESA

Keywords:

Fanatismo. Negacionismo. Polarização Política. Democracia.

Abstract

Um dos principais problemas que temos no Brasil é o fanatismo da polarização política, que tem levado a um ambiente profundamente dividido e polarizado, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas em defender suas próprias posições, com pouco espaço para o diálogo e a compreensão mútua. Esta polarização tem sido alimentada por uma série de fatores, desde a proliferação de notícias falsas e interpretações parciais, até a manipulação de opiniões em redes sociais. Além disso, o uso de linguagem ofensiva e de agressões entre adversários políticos tem contribuído para aumentar ainda mais a divisão entre as pessoas. A presente pesquisa tem como objetivo, descrever a respeito da polarização política e o fanatismo no Brasil. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e quantitativa, adotando como procedimento técnico pesquisa documental e bibliográfico onde se fez o levantamento operacionalizado através de análises. A fim de enfrentar este problema, é importante que as pessoas se esforcem para construir pontes e encontrar um terreno comum para o diálogo. É necessário que as pessoas se esforcem para compreender as diferentes perspectivas, estabelecer um diálogo respeitoso e procurar soluções que sejam benéficas para todos. Além disso, é importante que sejam tomadas medidas efetivas para combater a desinformação, a manipulação de opiniões e o uso de linguagem ofensiva. Estas medidas podem incluir o estabelecimento de normas mais claras para as redes sociais e a implementação de mecanismos de verificação de fatos.

Author Biographies

Clodoaldo Matias Silva, UNIASSELVI

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas e Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Fase do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

Janderson Gustavo Soares de Almeida, UNESA

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

Luis Claudio Figueiredo da Silva, FAMETRO

Acadêmico do curso de Bacharel em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.

Guilherme Pereira Stribel, UNESA

Doutor em Educação – ProPEd/UERJ, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá – PPGE/UNESA.

Published

2023-03-13