O PROCESSO INCLUSIVO DENTRO DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS: UM ESTUDO SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DA INCLUSÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS NO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS CESP/UEA NA CIDADE DE PARINTINS

  • Janaina Pereira da Silva UEA
  • Simone dos Santos Ribeiro UEA
  • Francisca Keila de Freitas Amoedo UEA

Resumo

O artigo tem como principal objetivo investigar o processo educacional inclusivo no Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP-UEA, com intuito de organizarmos a história da educação inclusiva no ensino superior na cidade de Parintins. Examinando os documentos oficiais e não oficiais e entender como foi início do processo de inclusão no Cesp/UEA. Ainda trazemos indagações acerca da inclusão nos cursos de licenciaturas da universidade do estado do Amazonas considerando o processo de inclusão dos mesmos. A natureza deste trabalho parte da através de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica, onde teremos como método da pesquisa de natureza etnográfica uma vez que pretendemos manter um constante contato com ambiente investigado. Para a construção de dados utilizamos as seguintes técnicas: a observação, diário de campo e fotografias. Ao longo da pesquisa percebemos a importância de se discutir sobre a educação inclusiva em todas as áreas do conhecimento, e conhecer a história que permeia o processo de inclusão nos últimos dez anos.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
SILVA, Janaina Pereira da; RIBEIRO, Simone dos Santos; AMOEDO, Francisca Keila de Freitas. O PROCESSO INCLUSIVO DENTRO DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS: UM ESTUDO SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO DA INCLUSÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS NO ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO AMAZONAS CESP/UEA NA CIDADE DE PARINTINS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 5, p. 47-52, ago. 2020. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1860>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos