TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECURSOS UTILIZADOS PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARINTINS/AM

  • Thaina Nogueira de Souza UEA
  • Vilcilene de Melo Santos Hatta UEA
  • Francisca Keila de Freitas Amoedo
  • Paulo José Tavares Pinto SEDUC-AM

Resumo

Este relato de experiência apresenta o resultado de um projeto que aborda a utilização de tecnologias assistivas no ensino de ciências para alunos com baixa visão, realizado na escola São José Operário, como objetivo verificar como são inseridas as tecnologias existentes nas escolas de 8º ano da rede pública de ensino na cidade de Parintins. A pesquisa é qualitativa, que aborda enquanto método o estudo de caso, e nos leva a realizar observações e pesquisa exploratória, que foram realizadas no lócus. Os resultados demonstram a eficiência da utilização de softwares e materiais adaptados pra facilitar o aprendizado de alunos com baixa visão nas aulas de ciência. Os alunos envolvidos na pesquisa se mostraram bastante participativos e interessados nos conteúdos abordados em sala utilizando as tecnologias assistivas, enfatizando que a utilização das tecnologias viabiliza não apenas o aprendizado, mas todo o processo inclusivo de alunos com baixa visão.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
SOUZA, Thaina Nogueira de et al. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: RECURSOS UTILIZADOS PARA FACILITAR O APRENDIZADO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PARINTINS/AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 5, p. 29-33, ago. 2020. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1857>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos