LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA CTSA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Marilene Kreutz de Oliveira UERR
  • Josias Ferreira da Silva UERR
  • Ivanise Maria Rizzatti UERR
  • Aparecida Maria Ramos Simão Flôres UERR

Resumo

Este estudo tem por finalidade analisar o uso do laboratório de informática como ferramenta no ensino do conteúdo Lixo Eletrônico numa perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. É uma pesquisa de cunho qualitativo com observação participante, desenvolvida com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Alto Alegre/RR. Utilizou-se atividade diagnóstica para averiguação dos conhecimentos prévios dos alunos quanto ao conteúdo Lixo Eletrônico, desenvolveu-se uma sequência didática utilizando como uma das estratégias um jogo eletrônico de perguntas e respostas e, ao final, aplicou-se e analisou-se uma atividade avaliativa para verificação de indícios de aprendizagem significativa. Observou-se que o uso do laboratório de informática, quando utilizado a partir de um planejamento e fundamentado em uma teoria, consiste em um elemento valorizador para a construção de conceitos científicos que se referem ao conteúdo trabalhado, contribuindo dessa forma para uma aprendizagem significativa.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
OLIVEIRA, Marilene Kreutz de et al. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA CTSA A LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 23, p. 99-108, mar. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/873>. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos