EXPERIÊNCIAS DE ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA A FEIRA DO VER-O-PESO
Resumo
Propomo-nos, neste trabalho, apresentar os aspectos relevantes da nossa experiência de elaboração do guia didático “Feira do Ver-o-Peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação”. Na construção do guia, objetivamos apreender os múltiplos aspectos da referida feira, um espaço não formal e não institucionalizado de educação, para orientar o processo de ensino e de aprendizagem na visitação ao local. Sua elaboração se deu no contexto de uma pesquisa participante, precisamente em um processo colaborativo com professores e alunos de uma escola da educação básica. Justificamos nosso empreendimento a partir de três pontos: (1) importância da feira como um local de conhecimento, com sua riqueza histórico-cultural, diversidade social e econômica; (2) carência de estudos e/ou proposições sistematizadas na área educacional, para a referida feira; (3) necessidade de constituição de um guia didático, na apreensão dos múltiplos aspectos do local, de modo a auxiliar professores no seu fazer docente. De um modo geral, o guia didático atingiu os objetivos propostos, no sentido de se constituir um recurso para o ensino e revelar a feira do Ver-o-Peso como importante local de conhecimento.