EXPERIÊNCIAS DE ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA A FEIRA DO VER-O-PESO

  • Gleyce Thamirys Chagas Lisboa UFPA
  • Nívia Magalhães da Silva Freitas UFPA
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas UFPA

Resumo

Propomo-nos, neste trabalho, apresentar os aspectos relevantes da nossa experiência de elaboração do guia didático “Feira do Ver-o-Peso: um espaço não formal e interdisciplinar de educação”. Na construção do guia, objetivamos apreender os múltiplos aspectos da referida feira, um espaço não formal e não institucionalizado de educação, para orientar o processo de ensino e de aprendizagem na visitação ao local. Sua elaboração se deu no contexto de uma pesquisa participante, precisamente em um processo colaborativo com professores e alunos de uma escola da educação básica. Justificamos nosso empreendimento a partir de três pontos: (1) importância da feira como um local de conhecimento, com sua riqueza histórico-cultural, diversidade social e econômica; (2) carência de estudos e/ou proposições sistematizadas na área educacional, para a referida feira; (3) necessidade de constituição de um guia didático, na apreensão dos múltiplos aspectos do local, de modo a auxiliar professores no seu fazer docente. De um modo geral, o guia didático atingiu os objetivos propostos, no sentido de se constituir um recurso para o ensino e revelar a feira do Ver-o-Peso como importante local de conhecimento.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
LISBOA, Gleyce Thamirys Chagas; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. EXPERIÊNCIAS DE ELABORAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA A FEIRA DO VER-O-PESO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 23, p. 126-132, mar. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/870>. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Relato de Experiência