EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL

  • Jefferson Ribeiro FURB
  • Rafaela Vieira FURB

Resumo

A população mundial tem apresentado um acelerado ritmo de crescimento, gerando uma demanda por ocupação de determinadas áreas suscetíveis aos processos do meio físico, expondo uma parcela da sociedade aos riscos de desastres naturais. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever as experiências de Educação Ambiental (EA) para Gestão de Riscos de Desastres (GRD), aplicadas em nível nacional nas comunidades escolares. Para tanto, foram identificadas as produções científicas relacionadas ao tema EA para GRD. A técnica utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que foram utilizadas conjuntos de palavras para dar suporte nas buscas. Obteve-se 77 estudos validados e avaliados. Entre os resultados, evidenciou-se que atualmente no Brasil existem algumas práticas para prevenção e mitigação aos riscos de desastres, realizadas por diferentes instituições, com destaque para a atuação de alguns professores e de alguns órgãos de Defesa Civil.

Publicado
2018-03-14
Como Citar
RIBEIRO, Jefferson; VIEIRA, Rafaela. EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À GESTÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS NO BRASIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 11, n. 23, p. 72-86, mar. 2018. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/869>. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos