EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a concepção sobre meio ambiente de professores de ciências e alunos do nono ano do Ensino Fundamental de três escolas localizadas em Araruna, na Paraíba. Para refletir sobre essa questão, retoma-se o anúncio da crise ambiental, dando-se enfoque ao entendimento da Educação como instância capaz de formar um cidadão apto a lidar com a referida temática, tomando-se também como base autores que discutem a Educação Ambiental Conservadora e Crítica. A intenção do trabalho é apresentar pistas sobre a percepção dos dois grupos, as semelhanças entre eles, assim como a implicação das mesmas na busca por uma autonomia para lidar com essa problemática. O estudo demonstra que a concepção dos professores de ciências e alunos estudados é, em sua maioria, de vertente conservadora, não provocando a necessária reflexão sobre as complexas questões socioambientais de nosso tempo.