O LABORATÓRIO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES / The didactic laboratory in initial teachers training

  • Neusiane Chaves de Souza
  • Gionara Tauchen

Resumo

O presente estudo aborda experiências formativas de estudantes vivenciadas no laboratório didático de uma licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública. Neste contexto, tem como objetivo, investigar as percepções dos licenciandos acerca das atividades e das aprendizagens realizadas no laboratório didático e a importâncias deste espaço para a sua formação. A pesquisa, realizada com 23 estudantes, é de natureza qualitativa, do tipo narrativa. Da análise dos dados, emergiram quatro eixos temáticos: 1) relação interpessoal, 2) entre a rigidez, a flexibilidade e a contextualização, 3) laboratório didático: artefatos, produções e a emoção, e 4) laboratório didático universitário: reflexões sobre o laboratório didático escolar. Consideramos que o laboratório didático pode ser um espaço de interação, de contextualização dos saberes, de motivação e de participação dos estudantes, sendo, por isso, necessária a intencionalidade na organização das ações, o planejamento e a compreensão dos fundamentos das ações. Além disso, com a devida atenção à formação docente, pode contribuir com a ressignificação do ensino de ciências e dos laboratórios didáticos escolares no contexto da Educação Básica.


Palavras Chave: Laboratório didático. Ensino de ciências. Formação de professores.


Abstract: This study addresses the formative experiences lived by students in the didactic laboratory of Bachelor's Degree in Biological Sciences in a public university. Therefore, the objective is to investigate the perceptions of undergraduate students about the activities and the learning in the didactic laboratory, and also the importance of this space for their formation. This research was carried out with 23 students, with a qualitative and narrative approach. We aroused four thematic axes in data analysis: 1) interpersonal relation, 2) between rigidity, flexibility, and contextualization, 3) didactic laboratory: artifacts, productions, and emotion, and 4) university didactic laboratory: reflections on school didactic laboratory. we believe that the didactic laboratory can be a space of interaction, contextualization of knowledge, motivation, and participation of students, thus, the intentionality in the organization of actions, planning, and understanding of the fundamentals of actions is necessary. In addition, due attention to teacher education can contribute to the redefinition of science teaching and school didactic laboratories in the context of Basic Education.


Keywords: Didactic laboratory. Science teaching. Teacher education.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
SOUZA, Neusiane Chaves de; TAUCHEN, Gionara. O LABORATÓRIO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES / The didactic laboratory in initial teachers training. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 216-230, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/644>. Acesso em: 24 ago. 2017.
Seção
Artigos