OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO USO DE TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS / Epistemological obstacles in use of ICT for Science teaching

  • Eliane Batista de Lima Freitas
  • Attico Inácio Chassot

Resumo

Este artigo tem o propósito de contribuir com pesquisas que tem enfoque na inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no Ensino de Ciências, buscando no pensamento de Bachelard (1996), respostas aos entraves desta inserção, com a finalidade de identificar que obstáculos epistemológicos impedem a formação do espírito científico com o uso de tecnologia. Para o entendimento clarificado deste fenômeno educativo, neste trabalho de cunho bibliográfico, nos apoiamos em diversos autores, dentre eles Garcia et al (2011), Lankshear e Knobel (2003), Lévy (1999), Lima (2015), Mercado (2002), Marandino (2009) e outros trabalhos publicados. A pesquisa permite denotar implicações consideráveis ao uso de tecnologia para a Educação em Ciências, apontando o incremento de perspectivas para a superação dos obstáculos epistemológicos evidenciados.


Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino de Ciências. Bachelard.


Abstract: The purpose of this work is to contribute to the research on the insertion of Communication and Information Technology in Science teaching, based on the concepts of Bachelard, we attempted to identify the epistemological obstacles that are  hampering the development of scientific spirit by mean of the use of technology. This study has a bibliographical approach. In order to understand this educational phenomena, we based this work in authors like Garcia et al (2011), Lankshear & Knobel (2003), Lévy (1999), Lima (2015), Mercado (2002), Marandino (2009), among others. This research indicates considerable implications on the use of technology in Science education, pointing to the increment of perspectives to overcome of the epistemological obstacles.


Keywords: Communication and Information Technologies, Science Teaching. Bachelard.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
FREITAS, Eliane Batista de Lima; CHASSOT, Attico Inácio. OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO USO DE TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS / Epistemological obstacles in use of ICT for Science teaching. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 194-202, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/642>. Acesso em: 14 dez. 2017.
Seção
Artigos