PRÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO / Practices in undergraduate course in mathematics: teaching-learning process through extension project

  • Isabel do Socorro Lobato Beltrão
  • Fernando Santos de Oliveira
  • Ierecê dos Santos Barbosa

Resumo

O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre ensino aprendizagem e prática pedagógica na formação do licenciando em matemática a partir de um trabalho desenvolvido com alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas do município de Parintins/AM por meio da implementação de um projeto denominado Olimpíada Parintinense de Matemática (OPM). A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativo, utilizou procedimentos metodológicos com base na observação participante, questionários e amostra probabilística. Os resultados apontam que as estratégias didáticas se configuraram fator imprescindível no processo de ensino e aprendizagem da matemática e que aspectos socioeconômicos não influenciam no desempenho dos estudantes. Foi possível identificar melhor desempenho dos alunos em relação a aprendizagem dos conteúdos: Geometria, Equação do 1º Grau e Análise Combinatória. Verificou-se também nas aulas de regência melhoria no desempenho dos acadêmicos participantes da pesquisa.


Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino-aprendizagem. Práticas docentes.


Abstract: This article presents the results of a study on teaching-learning process and pedagogical practice in the training of undergraduate course in mathematics, from a work developed with students of the 6th to 9th graders attending a public schools of the municipality of Parintins/AM, through the implementation of a project called the Mathematical Olympiad of Parintins (OPM). This is a qualitative-quantitative research with methodological procedures based on participant observation, questionnaires, and probabilistic sample. The results point out that didactic strategies are an essential factor in the teaching-learning process of mathematics and what socioeconomic aspects do not influence in the performance of the student. We pereceived a better performance of the students in contents like: Geometry, 1st degree Equation and Combinatorial analysis. we also noticed and improvement in the performance of the students in classes of regency.


Keywords: Mathematics Education. Teaching-learning. Teaching practices.

Publicado
2017-07-06
Como Citar
BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato; OLIVEIRA, Fernando Santos de; BARBOSA, Ierecê dos Santos. PRÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: ENSINO APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO / Practices in undergraduate course in mathematics: teaching-learning process through extension project. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 22, p. 123-140, jul. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/636>. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##