O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO / The use of teaching resources as an educational strategy in formal educational spaces and non-formal spaces
Resumo
A proposta tradicional do ensino tem sido ampliada nas últimas décadas, considerando que a educação pode ser adquirida fora da escola, em espaços não formais. Para que o saber científico seja exposto àqueles que aprendem fora da escola, é necessário que este passe por um processo de transformação, que o adeque aos mais diversos espaços de divulgação. Com o intuito de realizar a transposição do conhecimento de uma linguagem especializada para uma linguagem didática e informativa, estratégias metodológicas diferenciadas foram elaboradas e aplicadas em uma escola municipal e um museu. Desta forma, o conhecimento antes restrito ao meio científico, foi divulgado de maneira lúdica e didática. As atividades desenvolvidas, revelaram que a transposição do conhecimento científico para espaços formais e não formais de educação, pode ser uma eficiente estratégia educacional, já que é um instrumento de aprendizagem tanto para aqueles que o produzem, quanto para aqueles que o recebem.
Palavras-chave: Estratégia educacional. Espaço formal de educação. Espaço não formal.
Abstract: The traditional teaching proposal has been expanded in the last decades, once the education can be obtained out of school, in non-formal spaces. For this purpose, scientific knowledge have to pass through a transformation process to fit into several spaces for promotion of education. In order to accomplish the knowledge transposition from a specialized language to an instructional and informative language, different methodological strategies had been produced and applied in a municipal school and a museum. Thus, the knowledge once limited to the scientific community was disclosed in a playful and didactic way. The developed activities revealed that the scientific knowledge transposition to formal spaces and non-formal spaces can be an efficient educational strategy, since it is a learning instrument to both, producer and receiver.
Keywords: Educational strategy. Formal education space. Non-formal space.