FÍSICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Resumo
Este trabalho apresenta, com detalhes, o desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar que envolve arte e ciência. Essa atividade é resultado de um projeto de iniciação científica. O projeto tenta desmitificar a percepção de desconexão entre a física e a música, aproximando a ciência ao cotidiano dos estudantes e, dessa forma, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. As atividades pertinentes à execução do projeto foram coordenadas por professores de Física e de Música, os quais tiveram a colaboração de docentes de outras áreas. O percurso metodológico foi ancorado em pesquisa bibliográfica e de campo, culminando com a construção de um instigante instrumento musical a partir de canos de PVC e outros materiais de baixo custo. Denominamos esse instrumento de “Tubofone”, o qual constitui o patrimônio da instituição e pode ser utilizado em exposições e divulgações de âmbito didático-científico e na prática da educação musical. O tubofone já foi utilizado em diversas apresentações, em particular, o projeto foi demonstrado no festival de cultura do município de Luziânia.