FÍSICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR

  • João Cavalcante
  • Fabrício Bueno
  • Cristiano Costa
  • Ronni Amorim

Resumo

Este trabalho apresenta, com detalhes, o desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar que envolve arte e ciência. Essa atividade é resultado de um projeto de iniciação científica. O projeto tenta desmitificar a percepção de desconexão entre a física e a música, aproximando a ciência ao cotidiano dos estudantes e, dessa forma, aprimorando o processo ensino-aprendizagem. As atividades pertinentes à execução do projeto foram coordenadas por professores de Física e de Música, os quais tiveram a colaboração de docentes de outras áreas. O percurso metodológico foi ancorado em pesquisa bibliográfica e de campo, culminando com a construção de um instigante instrumento musical a partir de canos de PVC e outros materiais de baixo custo. Denominamos esse instrumento de “Tubofone”, o qual constitui o patrimônio da instituição e pode ser utilizado em exposições e divulgações de âmbito didático-científico e na prática da educação musical. O tubofone já foi utilizado em diversas apresentações, em particular, o projeto foi demonstrado no festival de cultura do município de Luziânia.

Publicado
2017-04-25
Como Citar
CAVALCANTE, João et al. FÍSICA E MÚSICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 5, n. 9, abr. 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/50>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos