SOBRE APRENDER E ENSINAR: USO DE PLANTAS SAGRADAS NUMA TRADIÇÃO AMAZÔNICA / Some to learn and teach: use of sacred plants in the amazon tradition
Resumo
Desde tempos imemoriais, culturas se estabelecem em torno da apropriação do potencial psicoativo do ambiente, por meio de processos de aprendizagem associados à sacralização de plantas. Através de relatos escritos e experiência empírica examinamos aspectos da circulação de saberes no contexto de uso e sacralização de plantas em uma tradição religiosa amazônica. Trata-se de experiências legítimas, as quais configuram situações efetivas de comunicação e aprendizagem, por meio da expressão de uma epistemologia das plantas sagradas, em que se conformam saberes e práticas de uso próprias, e em franco processo de expansão para muito além dos domínios amazônicos. Esta diáspora de saberes e plantas, associada à recente expansão das religiões brasileiras da ayahuasca põe em destaque uma versão amazônica da experiência religiosa, conformando individual e coletivamente um processo pedagógico transversal, acercando-se da noção corrente de autoconhecimento. Como alimento do espírito, passa a questionar as bases cognitivas de uma modalidade ocidental ordinariamente única de aprendizagem, ao favorecer e potencializar a produção e circulação de saberes a partir de uma intencionalidade imaterial e de uma relação horizontal gente-planta.