EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICA PÚBLICA EM PARINTINS-AM / Environmental education and public policy in Parintins – AM

  • Antônia Diógenes
  • Andreza Weil
  • Elenise Scherer

Resumo

O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, o qual realizou em 2015 o mapeamento das instituições de ensino em Parintins-AM que registram em seus documentos oficiais, o trabalho com Educação Ambiental (EA). Tivemos por objetivo analisar como vem sendo desenvolvida a EA formal no município. O material constituído com a pesquisa contribui com o debate sobre a EA formal desenvolvida no âmbito do município, bem como serve de subsídio para fomentação e, (re)formulação das políticas públicas em EA. Procedemos o estudo documental da Política Pública Municipal de EA em relação as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e, realizamos o mapeamento das instituições formais de ensino que trabalham com EA. Há ações de EA em dez escolas no município de Parintins, sendo quatro escolas da rede estadual – anos iniciais e, seis escolas da rede municipal. Os resultados apontam para necessidade de ações educativas em EA voltadas a todas as instituições educacionais do município e, para uma reflexão sobre o currículo, formação docente e, política de EA que trabalhe no enfrentamento dos problemas socioambientais existentes na cidade.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DIÓGENES, Antônia; WEIL, Andreza; SCHERER, Elenise. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICA PÚBLICA EM PARINTINS-AM / Environmental education and public policy in Parintins – AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 10, n. 21, p. 165-172, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/278>. Acesso em: 13 nov. 2019.