SISTEMA TRANSVERSAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UM DESAFIO NO PLANEJAMENTO REFLEXIVO DO ENSINO DE BOTÂNICA / Transversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teaching

  • Ismitiely Sousa
  • Jessica de Souza
  • Nataly da Silva
  • Maria Aparecida Neves

Resumo

Este trabalho é resultado da ação de extensão da disciplina de Estágio em Educação IV, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Proposta baseada no sistema transversal de ensino-aprendizagem de Piconez (2004), onde a sistemática de planejamento é geradora de reflexões. A escolha do tema “Reino vegetal”, considerou o fato do ensino de botânica ser visto pelos alunos como pouco atrativo, e por alguns professores, como um conteúdo difícil de ser trabalhado, assim como a dificuldade de manter o interesse do aluno nas aulas. Estruturas, sequência sistemática de organismos e grupos, classificação taxonômica bastante complexa, acabam sendo um desafio. Foram realizados minicursos (20 horas) em duas escolas da rede pública, para 31 alunos do 20 ano do ensino médio. O principal objetivo do trabalho foi despertar nos alunos o interesse pelo estudo da Botânica e estimula-los a aplicar este conhecimento na preservação do meio ambiente e no seu dia-a-dia, os resultados foram bastante positivos.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
SOUSA, Ismitiely et al. SISTEMA TRANSVERSAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UM DESAFIO NO PLANEJAMENTO REFLEXIVO DO ENSINO DE BOTÂNICA / Transversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teaching. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 176-183, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/261>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos