O ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM ENTRE OS SABERES POPULARES E OS CTS / The science teaching: an approach between popular knowledge and CTS

  • Patrícia Lisboa
  • Hugo Melo
  • Cíntia Rodrigues
  • Rafael Melo
  • Mauro da Costa

Resumo

O trabalho foi construído fazendo uma ponte entre os CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e os saberes trazidos da relação diária com o mundo, associados ao ensino de ciências. Os pressupostos são abordados dentro das ideias de Mantoan (2003), Santos (2000), Auler (1998), Trivelato (1993), Chassot (2006), Gondim e Mól (2009). A proposta da abordagem do trabalho sugere que a CTS, os saberes populares atrelados com o ensino de ciências podem ser trabalhados e servem de suporte para a construção do conhecimento. Cabe à escola buscar formas de abordar esses conhecimentos e interagir em sala de aula, assim o aluno encontrará meios de desenvolver atitudes e valores para o desenvolvimento de uma pessoa crítica e responsável com a sociedade.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
LISBOA, Patrícia et al. O ENSINO DE CIÊNCIAS: ABORDAGEM ENTRE OS SABERES POPULARES E OS CTS / The science teaching: an approach between popular knowledge and CTS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 169-175, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/260>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos