O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERDISCIPLINARIDADE E CULTURA REGIONAL / Teaching of natural sciences in child education: interdisciplinarity and regional culture

  • Adrianne de Souza
  • Márcia Elmenoufi

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar sobre como acontecem os métodos de ensino dos professores de ciências naturais, e se eles possuem caráter interdisciplinar, favorecendo a cultura Amazônica. Os principais autores que embasaram tal pesquisa foram Fazenda (2012), Morin (2003) Luck (2001) e RCNEI (1998). Os sujeitos estudados foram um grupo de professores de uma escola pública de educação infantil na cidade de Manaus, Amazonas. O tipo de pesquisa é estudo de caso, buscando observar o objeto em questão, onde em nossa pesquisa foram os métodos de ciências e a interdisciplinaridade com a cultura da região, que nos possibilitou apontar que as interações culturais podem acontecer em qualquer local, mas quando trazemos para a escola, facilitamos a percepção do que a cultura representa no meio em que se vive e torna-se positiva ao fazermos a ligação com a ciência.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DE SOUZA, Adrianne; ELMENOUFI, Márcia. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERDISCIPLINARIDADE E CULTURA REGIONAL / Teaching of natural sciences in child education: interdisciplinarity and regional culture. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 137-144, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/256>. Acesso em: 16 dez. 2019.
Seção
Artigos