O CONTO DE HISTÓRIA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA COM AS CRIANÇAS NO CENTRO EDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM / Stories for children as educational tool for the writing language process

An experience with the children at a educational center in the municipal of Parintins-AM

  • Keyciane Tavares
  • Elinara Teixeira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a aquisição da linguagem escrita por meio do conto de uma história infantil com crianças do II Período da Educação Infantil, como prática da disciplina Pensamento e Linguagem da criança do Curso de Pedagogia UEA/ CESP. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola da rede Municipal, localizada em uma área periférica da cidade de Parintins-Am. Fundamentamos nossos estudos em Dohme (2000), Ferreiro e Teberosky (1999), Kishimoto (2008), Rodrigues (2007) dentre outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Os resultados obtidos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a metodologia utilizada pela professora possibilitando a escrita.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
TAVARES, Keyciane; TEIXEIRA, Elinara. O CONTO DE HISTÓRIA INFANTIL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA: UMA EXPERIÊNCIA COM AS CRIANÇAS NO CENTRO EDUCATIVO DO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM / Stories for children as educational tool for the writing language process. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 116-123, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/253>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##