PROPOSTA DE UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO DA REFLEXÃO DA LUZ EM UM ESPELHO ESFÉRICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL / A proposal of a representation of light reflection in spherical mirrors for teaching students with visual impairment

  • Flaviane de Souza
  • Francisco Palma

Resumo

O presente trabalho visa contribuir para o ensino e com a aprendizagem da Física para estudantes com deficiência visual a partir do uso de materiais didáticos palpáveis, visto que os recursos didáticos oferecidos pela maioria das escolas são unicamente visuais. Pensando em amenizar a lacuna existente em relação aos materiais didáticos voltados para alunos com esta limitação e proporcionar essa ferramenta aos professores que na maioria das vezes não foram preparados ao longo da sua graduação para ministrar aulas para esses estudantes, confeccionamos modelos representativos de espelhos esféricos côncavo e convexo, pois temas voltados a óptica geométrica são meramente visuais precisando de materiais que os auxiliem na compreensão do assunto, assim como o comportamentos dos feixes de luz ao incidir nesses referidos sistemas. Buscamos por meio desta prática que o aluno consiga distinguir os tipos de espelho esférico, assim como compreender o comportamento da luz ao incidir sobre os mesmos por meio do tato.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
DE SOUZA, Flaviane; PALMA, Francisco. PROPOSTA DE UM SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO DA REFLEXÃO DA LUZ EM UM ESPELHO ESFÉRICO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL / A proposal of a representation of light reflection in spherical mirrors for teaching students with visual impairment. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 67-71, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/247>. Acesso em: 09 dez. 2019.
Seção
Artigos