A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS QUEIMADAS URBANAS NO CONTEXTO ESCOLAR DE MANAUS-AM / The Environmental Education and intentional fires theme in school context of Manaus - AM

  • Rosinalva Araújo
  • Silvia dos Santos

Resumo

A falta de chuva, a vegetação seca, o intenso verão amazônico e a prática cultural da queima como ato de limpeza no terreno, contribuíram para o aumento de queimadas dentro da área urbana na cidade de Manaus-AM nos meses de agosto a outubro de 2015. Visando promover a sensibilização através dessa problemática local e relacioná-la ao ensino de ciências ministrado em sala de aula, este trabalho abordou a pesquisa do tipo participante e desenvolve-se em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação. Para a obtenção dos dados aplicou-se inicialmente questionário para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, pesquisa investigativa, individual e em grupo, e a construção de paródias. A problematização da temática proporcionou a interação dos conceitos de ciências a vivência local através da pesquisa escolar, além de fomentar um olhar significativo as questões voltadas a saúde e ao meio ambiente.

Publicado
2017-05-09
Como Citar
ARAÚJO, Rosinalva; DOS SANTOS, Silvia. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS QUEIMADAS URBANAS NO CONTEXTO ESCOLAR DE MANAUS-AM / The Environmental Education and intentional fires theme in school context of Manaus - AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 20, p. 41-49, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/243>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##