O DISCURSO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS EM SUA CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA / The speech about the teaching-learning of science in its sociohistorical construction
Resumo
O texto apresenta um recorte da pesquisa concluída no âmbito da Pós-Graduação em Educação. Nesta, problematizamos as inúmeras orientações explícitas e implícitas que permeiam a construção da prática docente em ensino de Ciências Naturais, no contexto da escola pública municipal de Manaus-AM. Efetivamente, o trabalho contribui para a formação docente no campo do ensino de Ciências Naturais, tanto ao explicitar a construção sócio-histórica que permeia as concepções sobre o ensino e aprendizagem, quanto na síntese que traz acerca das principais tendências/enfoques desenvolvidas a partir das ultimas décadas do século XX. Os procedimentos metodológicos que possibilitam o presente texto baseiam-se em pesquisa bibliográfica e documental, realizada e orientada metodicamente pelo diálogo entre conceitos da hermenêutica crítica e teoria da enunciação.