O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DE SABERES EM ESTRUTURA DA MATÉRIA NO ENSINO BÁSICO / The use of conceptual maps in the assessment of knowledge in the material structure in basic education

  • Ana Rabello
  • Lisiane Pinheiro
  • João Rocha Filho

Resumo

Este artigo apresenta o uso de mapas conceituais como instrumento de avaliação na educação básica, na área de ciências da natureza, no âmbito do Ensino Médio Politécnico, em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul. Os autores assumiram a avaliação como sendo emancipatória, tendo como referencial teórico as ideias sobre aprendizagem significativa de Ausubel e seus seguidores, avaliando mapas desenvolvidos por estudantes e tecendo reflexões sobre seu uso. Os mapas analisados foram produzidos após atividades investigativas, e suas complexidades foram avaliadas com base na ocorrência de conectivos, flechas e a quantidade de relações estabelecidas entre os conceitos físicos relacionados ao assunto Estrutura da Matéria. Os estudantes ampliaram suas compreensões interdisciplinares e de múltiplos níveis sobre os conceitos científicos abordados, e se tornaram capazes de comunicá-los de modo menos formal, mais amplo, dinâmico e complexo, nos moldes da estrutura hierárquica da ciência contemporânea.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
RABELLO, Ana; PINHEIRO, Lisiane; ROCHA FILHO, João. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO DE SABERES EM ESTRUTURA DA MATÉRIA NO ENSINO BÁSICO / The use of conceptual maps in the assessment of knowledge in the material structure in basic education. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 254-268, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/236>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos