AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL (ES): Divulgando a ciência e preservando a natureza / Field classes in Pedra Azul State Park (ES): popularizing science and protecting the environment

  • Celcino Moura
  • Juliana Conde
  • Vasty Ferraz
  • Carlos Campos

Resumo

Este trabalho busca discutir a aula de campo como elemento que pode favorecer a interação entre os atores sociais e o ambiente e contribuir para a divulgação de temas científicos, sobretudo os temas ambientais. Expõe as etapas de uma aula de campo no Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, Espírito Santo, configurando-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados em diário de campo e observação sistemática da participação dos professores-alunos em rodas de debates. Os dados foram abordados conforme perspectiva de Leonor (2013) a partir das categorias de alfabetização científica. A pesquisa trouxe contribuições criativas na compreensão sobre processos geológicos, bióticos e socioambientais, enfatizando a importância da biodiversidade da região, para a manutenção da vida. O Parque Estadual Pedra Azul revelou-se espaço educativo não formal em potencial para atividades de divulgação científica, para aprendizagem de geociências e de ciências da natureza, por facilitar o posicionamento critico em face da exploração desmedida dos recursos naturais.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
MOURA, Celcino et al. AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL (ES): Divulgando a ciência e preservando a natureza / Field classes in Pedra Azul State Park (ES): popularizing science and protecting the environment. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 201-227, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/233>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##