AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL (ES): Divulgando a ciência e preservando a natureza / Field classes in Pedra Azul State Park (ES): popularizing science and protecting the environment
Resumo
Este trabalho busca discutir a aula de campo como elemento que pode favorecer a interação entre os atores sociais e o ambiente e contribuir para a divulgação de temas científicos, sobretudo os temas ambientais. Expõe as etapas de uma aula de campo no Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, Espírito Santo, configurando-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados em diário de campo e observação sistemática da participação dos professores-alunos em rodas de debates. Os dados foram abordados conforme perspectiva de Leonor (2013) a partir das categorias de alfabetização científica. A pesquisa trouxe contribuições criativas na compreensão sobre processos geológicos, bióticos e socioambientais, enfatizando a importância da biodiversidade da região, para a manutenção da vida. O Parque Estadual Pedra Azul revelou-se espaço educativo não formal em potencial para atividades de divulgação científica, para aprendizagem de geociências e de ciências da natureza, por facilitar o posicionamento critico em face da exploração desmedida dos recursos naturais.