OLIMPÍADA PARINTINENSE DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARINTINS/AM / Biology Olympiads of Parintins as a tool to assess teaching in State schools in Parintins/AM

  • Rondinelli Seixas
  • Fabiano Taddei

Resumo

Este artigo descreve a utilização dos resultados da 1ª Olimpíada Parintinense de Biologia (OPB) na avaliação do aprendizado dos alunos de escolas estaduais do município. Faz um diagnóstico da condição socioeconômica, comportamentos sociais e métodos de ensino a que estão sujeitos os participantes. O evento contou com a participação de 208 alunos. Na primeira fase estes responderam a 40 questões de múltipla escolha e, na segunda, 20 questões subjetivas. As médias percentuais dos acertos na primeira fase foram de 22,41% (± 0,09). Os temas: bactérias e tecidos se destacaram, respectivamente, com o maior e menor aproveitamento. Na segunda fase a média de acertos foi de 18,13% (± 13,11). A maior proporção de acertos desta fase foi no tema fungos e, a menor, em botânica. Os resultados obtidos chamam atenção pelo baixo aproveitamento e, servem de advertência para a estrutura relacionada ao aprendizado da biologia. As notas das escolas não apresentaram diferenças estatísticas significativas, o que indica que os resultados não estão relacionados a uma metodologia específica, mas sim, representam uma situação geral.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
SEIXAS, Rondinelli; TADDEI, Fabiano. OLIMPÍADA PARINTINENSE DE BIOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARINTINS/AM / Biology Olympiads of Parintins as a tool to assess teaching in State schools in Parintins/AM. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 188-198, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/231>. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##