FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO USO DAS TICS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / Initial teachers training in use of TICS for the Biology teaching at Federal University of Amazonas

  • João Rodrigues

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma realidade na educação brasileira, porém cursos de Licenciatura ainda não incorporaram seu uso, nem mesmo capacitam os futuros professores. Com o objetivo de reformular o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e capacitar quanto ao uso das TICs na formação do Professor de Biologia, foi inserida no currículo a disciplina Prática Curricular em Tecnologia da Informação e Comunicação I. A disciplina foi ministrada no modelo blended learnig, combinando on-line e off-line, promovendo a aprendizagem autônoma, de maneira virtual, e outros momentos presenciais, permitindo a aprendizagem coletiva, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor. Como abordagem didática foi aplicado o modelo de sala de aula invertida (flipped learning) com a utilização de uma plataforma de aprendizagem – Moodle. Estas abordagens favoreceram o acompanhamento individual da aprendizagem, contemplando alunos com diferentes habilidades, além de propiciar o ensino centrado no aluno. Por meio de análise qualitativa foi avaliado os instrumentos de avaliação de aprendizagem dos alunos. Destacaram positivamente o uso da ferramenta fórum e a abordagem didática da disciplina. Portanto, a inclusão de uma disciplina em que os alunos aprendam e façam o uso das TICs se torna necessário para a formação de professores contemporâneos e conscientes do seu papel como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
RODRIGUES, João. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO USO DAS TICS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS / Initial teachers training in use of TICS for the Biology teaching at Federal University of Amazonas. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 176-187, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/230>. Acesso em: 28 maio 2022.
Seção
Artigos