A PERÍCIA PAPILOSCÓPICA APRESENTADA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA NO ESTADO DE RORAIMA / Dactyloscopy expertise as an alternative for Chemical teaching in the State of Roraima

  • Francisco Silva

Resumo

Hoje há uma grande variedade de livros e séries de tevê que abordam a temática da perícia em locais de crimes, e apesar de nem sempre estarem totalmente comprometidos com o rigor do conhecimento científico, atraem a curiosidade de um grande número de pessoas, sobretudo dos jovens em idade escolar. Perícia papiloscópica é a área específica da perícia criminal que se destina a descobrir a verdadeira identidade das pessoas através da análise de suas impressões digitais. Diante do exposto, esse trabalho buscou apresentar os princípios químicos presentes nos materiais e métodos utilizados pela perícia papiloscópica e demonstrar o emprego prático destes conhecimentos como alternativa para o ensino e divulgação da química no Estado de Roraima. A pesquisa foi aplicada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, realizada na Universidade Estadual de Roraima. Para tanto, foi realizada a montagem e exposição de um estande com a temática da perícia papiloscópica. A avaliação foi feita utilizando coleta de dados através de questionário e observações diretas. Os resultados conseguidos com a aplicação dessa proposta obtiveram uma avaliação positiva. Evidenciou-se, através dos questionários aplicados, que o interesse das pessoas pela química é potencializado quando visto pelo prisma da atividade pericial.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
SILVA, Francisco. A PERÍCIA PAPILOSCÓPICA APRESENTADA COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA NO ESTADO DE RORAIMA / Dactyloscopy expertise as an alternative for Chemical teaching in the State of Roraima. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 162-175, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/229>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##