O ENSINO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: IMPLICAÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA / The STS teaching on the initial formation of chemistry teacher: implications of a didatic proposal
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as implicações de uma unidade didática, na perspectiva CTS (Ciência Tecnologia e Ambiente), desenvolvida por estudantes de um curso de licenciatura em Química. Os dados foram coletados a partir de um questionário, o qual possibilitou que os estudantes manifestassem as suas compreensões a respeito da atividade. As respostas dos estudantes foram interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. A realização da atividade apresentou resultados promissores para a formação inicial, uma vez que, a maioria dos estudantes reconheceu a funcionalidade da abordagem CTS para o Ensino de Química e para a formação inicial docente. Contudo, constatamos que mesmo após o estudo do tema e a produção da unidade didática, alguns estudantes mantiveram uma ideia simplista da abordagem CTS ao reduzir a sua finalidade para despertar o interesse e/ou motivar o aluno, o que atribuímos ao fato de ser o primeiro momento, no curso investigado, no qual os estudantes apreenderam os aportes teóricos da abordagem CTS. Nesses termos, ressaltamos a contribuição da elaboração de propostas didáticas, pelos estudantes, durante a formação inicial, podendo estas serem desenvolvidas nos estágios supervisionados, o que possibilita discussões acerca de suas implicações no Ensino de Química.