O ENSINO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: IMPLICAÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA / The STS teaching on the initial formation of chemistry teacher: implications of a didatic proposal

  • Álvaro Lorencini Júnior
  • Fabiele Broietti
  • Natany Assai
  • Viviane Arrigo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as implicações de uma unidade didática, na perspectiva CTS (Ciência Tecnologia e Ambiente), desenvolvida por estudantes de um curso de licenciatura em Química. Os dados foram coletados a partir de um questionário, o qual possibilitou que os estudantes manifestassem as suas compreensões a respeito da atividade. As respostas dos estudantes foram interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. A realização da atividade apresentou resultados promissores para a formação inicial, uma vez que, a maioria dos estudantes reconheceu a funcionalidade da abordagem CTS para o Ensino de Química e para a formação inicial docente. Contudo, constatamos que mesmo após o estudo do tema e a produção da unidade didática, alguns estudantes mantiveram uma ideia simplista da abordagem CTS ao reduzir a sua finalidade para despertar o interesse e/ou motivar o aluno, o que atribuímos ao fato de ser o primeiro momento, no curso investigado, no qual os estudantes apreenderam os aportes teóricos da abordagem CTS. Nesses termos, ressaltamos a contribuição da elaboração de propostas didáticas, pelos estudantes, durante a formação inicial, podendo estas serem desenvolvidas nos estágios supervisionados, o que possibilita discussões acerca de suas implicações no Ensino de Química.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
LORENCINI JÚNIOR, Álvaro et al. O ENSINO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: IMPLICAÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA / The STS teaching on the initial formation of chemistry teacher: implications of a didatic proposal. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 132-146, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/227>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos