CARTILHA SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA / Primers about basic concepts of Chemistry, as inclusion of deaf students in classroom

  • Gabriel Zayed
  • Monaliza de Medeiros
  • Maria Recena

Resumo

Os alunos surdos, geralmente, são dependentes do intérprete para a aprendizagem nas escolas regulares, o que pode diminuir a sua interação com os colegas. Visando proporcionar aos alunos surdos mais autonomia no processo de aprendizagem em sala de aula e com interação entre os colegas, propomos um material didático denominado “Cartilha sobre Conceitos Básicos de Química”, na forma de um livreto sobre conceitos básicos de Química, caracterizado pelo uso de imagens atreladas a textos simples e diretos e uso de analogias com clipes coloridos representando átomos. Este artigo tem o objetivo de relatar os fundamentos teóricos para a elaboração do material, bem como a aplicação em sala de aula e a avaliação dos resultados com alunos surdos, em duas turmas de ensino médio de uma escola pública. Observamos que os alunos surdos dispensaram os intérpretes, integrando-se com os colegas e responderam as questões sobre os conteúdos abordados adequadamente. Assim, consideramos que o delineamento do material foi apropriado e pode ser disponibilizado para aplicação com alunos surdos em outros contextos.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
ZAYED, Gabriel; DE MEDEIROS, Monaliza; RECENA, Maria. CARTILHA SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DE QUÍMICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA / Primers about basic concepts of Chemistry, as inclusion of deaf students in classroom. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 123-131, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/226>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##