O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO / Financial mathematics teaching in high school

  • Carlos Soares

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem de matemática financeira no ensino médio da escola estadual Romerito da Silva Brito localizada na cidade de Juruá - AM, destaca a concepção dos estudantes concernente aos principais fundamentos deste âmbito da matemática. O objetivo foi analisar como são explorados os conteúdos e as definições de matemática financeira para o desenvolvimento eficaz da educação financeira no cotidiano social e a concepção dos alunos sobre a importância deste tema. Durante a investigação, foram coletadas informações referentes às principais estratégias de ensino e conteúdos trabalhados pelo professor que ministra no ensino médio, através da observação e verificação do plano de atividades docente. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos só teve contato com temas relacionados à matemática financeira a partir do ensino médio, no qual é abordado apenas no 1º ano. Os alunos reconhecem que o tema abordado é fundamental para a formação educacional, visto que está presente no cotidiano social.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
SOARES, Carlos. O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO / Financial mathematics teaching in high school. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 109-122, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/225>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##