CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: COMO A TRIANGULAÇÃO SE COLOCA NESSES CONTEXTOS / Creativity and Education: the triangulation within these contexts

  • Lucius Samuel
  • João Harres
  • José Flores

Resumo

No artigo se pretende examinar e compreender, de um corpus produzido a partir de vinte e um artigos pesquisados nas áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática, relacionados ao contexto da criatividade, aspectos metodológicos referentes ao uso da triangulação nas pesquisas que os originaram. O material desse corpus foi explorado e compreendido pelo viés da Análise Textual Discursiva (ATD). Percebeu-se que as metodologias adotadas pelos pesquisadores nessas áreas refletem questões pertinentes as suas formações epistêmico-ontológicas e que, veladamente, há uma concepção subjacente de que uma pesquisa consistente para a área passa pela triangulação das fontes de pesquisa. Ainda se observou que a prática de triangular os referenciais teóricos é pouco usada nos trabalhos investigados.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
SAMUEL, Lucius; HARRES, João; FLORES, José. CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: COMO A TRIANGULAÇÃO SE COLOCA NESSES CONTEXTOS / Creativity and Education: the triangulation within these contexts. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 47-61, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/219>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##