O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MUSEU DE QUELÔNIOS, COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL

The process of construction of the turtles museum as a pedagogical strategy to improve the Science teaching in a rural school

  • Ana Fonseca
  • David da Silva

Resumo

O artigo discute o uso do museu de quelônios amazônicos como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se compreender o processo de construção do museu de quelônios amazônicos, na escola Municipal Santa Luzia do Macurany, Parintins-AM, no intuito de aprimorar as práticas de Ensino de Ciências. A fundamentação teórica foi ancorada em autores como Krasilchik e Marandino (2007), Rocha e Fachín-Terán (2010), Becker (2001), entre outros autores. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem fenomenológica, utilizou-se a pesquisa do tipo etnográfica voltada à educação a partir da técnica de observação participante, atividades práticas nas ações de construção do museu e relatos/livres dos estudantes. O uso do museu possibilitou a contemplação de aulas práticas disponibilizando para a escola um espaço privilegiado de interação e construção de saberes, proporcionou aos estudantes a comunicação real entre os conhecimentos comunitários e os sistematizados.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
FONSECA, Ana; DA SILVA, David. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MUSEU DE QUELÔNIOS, COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 34-46, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/218>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##