O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MUSEU DE QUELÔNIOS, COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA RURAL
The process of construction of the turtles museum as a pedagogical strategy to improve the Science teaching in a rural school
Resumo
O artigo discute o uso do museu de quelônios amazônicos como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se compreender o processo de construção do museu de quelônios amazônicos, na escola Municipal Santa Luzia do Macurany, Parintins-AM, no intuito de aprimorar as práticas de Ensino de Ciências. A fundamentação teórica foi ancorada em autores como Krasilchik e Marandino (2007), Rocha e Fachín-Terán (2010), Becker (2001), entre outros autores. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem fenomenológica, utilizou-se a pesquisa do tipo etnográfica voltada à educação a partir da técnica de observação participante, atividades práticas nas ações de construção do museu e relatos/livres dos estudantes. O uso do museu possibilitou a contemplação de aulas práticas disponibilizando para a escola um espaço privilegiado de interação e construção de saberes, proporcionou aos estudantes a comunicação real entre os conhecimentos comunitários e os sistematizados.