CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER ATRIBUTOS DO DOMÍNIO INTRAPESSOAL / Science clubs as a space to develop intrapersonal attributes

  • Nathália Albuquerque
  • Valderez Lima

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender de que forma as experiências vivenciadas em clubes de ciências contribuem para que estudantes da educação básica desenvolvam atributos do âmbito intrapessoal. O estudo foi realizado com 20 estudantes participantes de um clube de ciências situado na cidade de Porto Alegre/RS, todos com idade entre 10 e 12 anos e cursando o 6º ou 7º ano, dois professores desses estudantes no ensino regular e seis pais dos mesmos alunos. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, entrevistas e expressões dos estudantes durante atividades propostas pela pesquisadora. Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, e a pesquisa foi do tipo estudo de caso. Identificou-se o clube de ciências como um espaço para estimular o desenvolvimento de aspectos intrapessoais importantes aos sujeitos do século XXI. Observou-se a expressão da curiosidade, a capacidade em lidar com erros e frustração, a motivação e a autonomia dos integrantes do grupo. A partir dos resultados, recomenda-se a implementação de mais clubes de ciências na educação básica, pois esses espaços contemplam situações que propiciam a formação de aspectos que são importantes na contemporaneidade.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
ALBUQUERQUE, Nathália; LIMA, Valderez. CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO PARA DESENVOLVER ATRIBUTOS DO DOMÍNIO INTRAPESSOAL / Science clubs as a space to develop intrapersonal attributes. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 23-33, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/217>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##