UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE E O CONTATO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ASTRONOMIA / A study about the interest and previous contact of high school students with Astronomy

  • Cintia Carvalho
  • Mateus Zanitti
  • Beatriz Felicidade
  • Alessandro Gomes
  • Edson Dias
  • Fernando Coelho

Resumo

Os problemas existentes com o ensino de Astronomia na Educação Básica do Brasil contrastam-se com o espaço e a popularidade que temas astronômicos possuem nas diversas mídias no país. O estudo realizado teve por objetivo identificar o interesse e o contato prévio dos alunos participantes com os temas abordados, por meio de questões aplicadas antes e após a atividade. A intervenção pedagógica e o estudo realizado inserem-se no âmbito do PIBID/CAPES/UFSJ e envolveu 341 alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de São João del-Rei, Minas Gerais. A atividade sobre Astronomia consistiu em uma exposição oral participativa e a utilização do programa de simulação Stellarium. Os resultados sugerem que a maioria dos alunos pesquisados se interessa por Astronomia e já teve algum contato com a área. Porém, algumas incoerências nas respostas dos alunos foram identificadas e discutidas. São tratadas algumas implicações para a pesquisa e para o Ensino de Astronomia e feitas algumas considerações sobre uma possível relação entre a carência de conhecimento específico e a desinformação como motivos para a falta de interesse dos estudantes nas diversas áreas da Ciência.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
CARVALHO, Cintia et al. UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE E O CONTATO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ASTRONOMIA / A study about the interest and previous contact of high school students with Astronomy. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 214-228, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/207>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##