UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE E O CONTATO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ASTRONOMIA / A study about the interest and previous contact of high school students with Astronomy

Autores/as

  • Cintia Carvalho
  • Mateus Zanitti
  • Beatriz Felicidade
  • Alessandro Gomes
  • Edson Dias
  • Fernando Coelho

Palabras clave:

Astronomia, PIBID, Ensino Médio, Interesse, Simulação

Resumen

Os problemas existentes com o ensino de Astronomia na Educação Básica do Brasil contrastam-se com o espaço e a popularidade que temas astronômicos possuem nas diversas mídias no país. O estudo realizado teve por objetivo identificar o interesse e o contato prévio dos alunos participantes com os temas abordados, por meio de questões aplicadas antes e após a atividade. A intervenção pedagógica e o estudo realizado inserem-se no âmbito do PIBID/CAPES/UFSJ e envolveu 341 alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de São João del-Rei, Minas Gerais. A atividade sobre Astronomia consistiu em uma exposição oral participativa e a utilização do programa de simulação Stellarium. Os resultados sugerem que a maioria dos alunos pesquisados se interessa por Astronomia e já teve algum contato com a área. Porém, algumas incoerências nas respostas dos alunos foram identificadas e discutidas. São tratadas algumas implicações para a pesquisa e para o Ensino de Astronomia e feitas algumas considerações sobre uma possível relação entre a carência de conhecimento específico e a desinformação como motivos para a falta de interesse dos estudantes nas diversas áreas da Ciência.

Publicado

2017-05-08

Cómo citar

CARVALHO, C.; ZANITTI, M.; FELICIDADE, B.; GOMES, A.; DIAS, E.; COELHO, F. UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE E O CONTATO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ASTRONOMIA / A study about the interest and previous contact of high school students with Astronomy. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 214–228, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/207. Acesso em: 2 feb. 2026.

Número

Sección

Artigos