O USO DO PROGRAMA SCRATCH NA ABORDAGEM DOS CONCEITOS INICIAIS DE CINEMÁTICA PARA ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO / Using the Scratch Program to teaching the initial Concepts of Kinematics for junior Students in High School
Resumo
O presente artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática, usando animações desenvolvidas no programa Scratch, para o ensino dos conceitos iniciais de cinemática no 1º ano do Ensino Médio do curso de Eletrotécnica no IFAM - CMC. O objetivo deste trabalho foi introduzir os conceitos iniciais de cinemática de forma mais dinâmica, contextualizada, com ajuda da tecnologia e com a participação ativa dos alunos, de modo a conseguir um aprendizado mais efetivo. As atividades propostas, na sequência didática, são baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de currículo em um formato de espiral. Nessa perspectiva de ensino o aluno é o centro do processo e, portanto, constrói o seu próprio conhecimento. O material didático desenvolvido e aplicado contém: 2 roteiros de atividades desenvolvidas com base no alinhamento construtivo, 18 animações, sendo 10 desenvolvidas no programa Scratch e 8 no programa Power point, 16 slides com textos didáticos, além de 3 imagens estáticas. A sequência didática aplicada foi bem aceita pelos alunos, de acordo com seus comentários e os resultados apresentados. Verificou-se que o uso dos programas de animações tem trazido bons resultados, relacionados com a aprendizagem dos alunos nas aulas de física.