FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA / Continued Training and Mathematical Modeling: Contributions to Improve the Teaching of Mathematics

  • Erika Goulart
  • Silvana Neumann
  • Marli Quartieri

Resumo

O presente artigo relata resultados decorrentes de um curso de formação continuada com foco em Modelagem Matemática, com intuito de compreender se esta metodologia contribui para a melhoria nos processos de ensino da Matemática. O estudo ocorreu em uma escola municipal de Ensino Fundamental do munícipio de Ariquemes, RO, contou com a participação de cinco professores de Matemática do Ensino Fundamental. Trata-se de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, gravações de discussões dos encontros, relatórios dos participantes. Na análise dos dados ficou evidenciado que o curso de formação promoveu a inserção da Modelagem Matemática nas aulas dos professores e isso resultou em uma melhora na participação, interesse e assimilação dos conteúdos matemáticos trabalhados, bem como maior dinamismo no trabalho do professor.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
GOULART, Erika; NEUMANN, Silvana; QUARTIERI, Marli. FORMAÇÃO CONTINUADA E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA / Continued Training and Mathematical Modeling: Contributions to Improve the Teaching of Mathematics. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 72-85, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/198>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##