ENSINO DE CIÊNCIAS E AS ATITUDES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Science Teaching and Scientific Attitudes of Teachers of the Early Years of Elementary School

  • Cleci da Rosa
  • Luiz Darroz
  • Ingrid Lima

Resumo

O presente trabalho relata um estudo relacionado à atitude científica e à práxis pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa decorre da indagação sobre a possibilidade de relação entre elas. No campo teórico centrou-se o estudo sobre o ensino de Ciências e a importância de discutir conhecimento científico nos anos iniciais. A coleta de dados ocorreu junto a um grupo de dezoito professores por meio de um questionário estruturado em cinco etapas. O objetivo estava em obter informações formativas, cognitivas e afetivas. Os resultados, organizados e classificados em categorias, apontaram haver uma relação entre as aulas e as atitudes dos professores, assim como evidenciou uma predominância de conteúdos em Biologia. Além disso, o estudo apontou haver um sentimento de gosto pela Ciência.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
DA ROSA, Cleci; DARROZ, Luiz; LIMA, Ingrid. ENSINO DE CIÊNCIAS E AS ATITUDES CIENTÍFICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL / Science Teaching and Scientific Attitudes of Teachers of the Early Years of Elementary School. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 23-37, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/194>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos