UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE MARÉS OCEÂNICAS BASEADA NO CICLO DE EXPERIÊNCIA DE GEORGE KELLY

  • Maria Luiza dos Santos Neta
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

As marés oceânicas apesar de serem um fenômeno físico cotidiano, o qual deveria ser plenamente compreendido, não é assim que se observa na sala de aula. Assim, através deste estudo de caso, o presente artigo tem como objetivo trabalhar o conteúdo marés oceânicas a partir de uma proposta de atividade diferenciada, sustentada pelos princípios teóricos do Ciclo de Experiência de George Kelly, visando à aprendizagem significativa, durante as aulas de Física no Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido com 112 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Sirinhaém - PE. Como proposta metodológica apresentam-se sequências didáticas, as quais nortearam as atividades desenvolvidas, a coleta de dados obtidas no Pré / Pós-Teste e na aprendizagem significativa. Os resultados obtidos indicam que os conhecimentos prévios se apresentam em nível mais elevado, a compreensão sobre o tema, mais científica, e a aprendizagem significativa possivelmente construída. Assim, a utilização da metodologia é viável, mas necessita ser adaptável ao contexto de cada sala de aula, já que ele não se apresenta de maneira uniforme.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
NETA, Maria Luiza dos Santos; VOELZKE, Marcos Rincon. UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE MARÉS OCEÂNICAS BASEADA NO CICLO DE EXPERIÊNCIA DE GEORGE KELLY. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 175-191, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1843>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

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