TEMAS ESTRUTURANTES APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA EM ITAITUBA – PA

  • Roberto Ribeiro dos Santos UFOPA
  • Jônatas Silva da Costa UFOPA
  • Jéssica Ariana de Jesus Corrêa UFOPA
  • Silvia Cristina de Pádua Andrade IFAM

Resumo

O ensino de Física vem passando por profundas reflexões e transformações ao longo dos últimos anos, cada vez mais busca-se por novos métodos de ensino que visem articular os conceitos abordados em sala de aula com a realidade dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo analisar as possibilidades do ensino de Física através de Temas como proposta metodológica de aprendizagem significativa no Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram cento e dez alunos e três professores da 2ª série do Ensino Médio. Aplicou-se questionários com questões objetivas e dissertativas, seguida de análise e discussão de resultados e proposta de intervenção. Alunos e professores destacaram que nas aulas está presente a contextualização, sendo isto positivo, pois é uma das características da proposta com Temas. Em oposição, a maioria dos discentes não conseguiu enunciar claramente um princípio físico envolvido em situações cotidianas. Os professores e alunos acreditam que o ensino de Física por meio de Temas possibilitaria melhor aprendizagem dos conteúdos da disciplina. Portanto, a proposta para a 2ª Série do Ensino Médio não impede a construção de novas propostas ou mesmo aprimoramento.

Publicado
2020-07-30
Como Citar
SANTOS, Roberto Ribeiro dos et al. TEMAS ESTRUTURANTES APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA PÚBLICA EM ITAITUBA – PA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 13, n. 27, p. 162-174, jul. 2020. ISSN 1984-7505. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1842>. Acesso em: 13 ago. 2020.
Seção
Artigos