CONTRIBUIÇÕES DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ONDULATÓRIA E ESTUDO DA LUZ NO ENSINO MÉDIO

  • Fernando Frederico
  • Dulcinéia Gianotto

Resumo

Este estudo é parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa para obtenção do título de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá – Brasil, que objetivou dentre outros fatores, contextualizar e fazer a relação disciplinar de física com outras áreas do conhecimento. Para isso, buscou-se por meio de uma sequência didática promover a discussão de conceitos físicos de forma a identificá-los em nosso cotidiano, assim como também, de relacioná-los com outras disciplinas. Os resultados mostraram que tal ação pôde contribuir para que os alunos conseguissem identificar tais conceitos com fenômenos e situações presentes em seu dia a dia, tornando-os mais significativos.

Publicado
2017-05-05
Como Citar
FREDERICO, Fernando; GIANOTTO, Dulcinéia. CONTRIBUIÇÕES DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DE ONDULATÓRIA E ESTUDO DA LUZ NO ENSINO MÉDIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 117-127, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/184>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##